quarta-feira, 7 de julho de 2010

A colher e a xícara

Ok, já que meu nome anda sendo citado por aí… Vou contar a história como realmente aconteceu.
Quem me conhece hoje em dia, tem dificuldades de imaginar, mas eu já tive experiências bem sucedidas na cozinha. Sim, e meus preferidos eram os doces. Claro, algumas vezes fazia aquelas receitas “quebra-galho” que impressionam e não dão o menor trabalho. Sabe aquela torta de limão de bolacha maisena? Um clássico… Mas um dia me cansei e achei que estivesse na hora de fazer uma torta, digamos assim, de verdade.
Não tive dúvidas e liguei para quem eu pensei que pudesse me ajudar:

- Luci? Tudo bem? To pensando em fazer uma torta de limão, mas queria fazer com massa de verdade? Tem alguma receita?
- Claro! Anota aí.
- Espere um pouco que eu vou pegar o papel.

  Prestem atenção na última linha: “Espere um pouco que eu vou pegar o papel.” Sim, porque apesar das minhas receitas darem certo, eu ainda estou na fase faço-tudo-como-está-escrito. E lá fomos nós.

- Uma xícara de açúcar.
- Uma xícara de açúcar.
- Duas xícaras de farinha de trigo.
- Duas xícaras de farinha de trigo.
- Uma gema de ovo.
- Uma gema de ovo.
- Duas colheres de sopa de margarina.
- Duas colheres de sopa de margarina
- Daí você mistura tudo e põe no forno para assar, por uns 15 minutos.
- Certo.

Fiz tudo como tinham me ensinado, açúcar, farinha, ovo e margarina. E depois dos 15 minutos, eis a minha surpresa:  o que era para ser uma massa se transformou em um bolo intragável. Eu, inconformada, liguei imediatamente:
- LUCIANA, minha torta deu errado!
- Mas você fez direitinho, como estava na receita? Essa massa não tem erro!
- Fiz, olha lá: uma xícara de açúcar.
- Certo.
- Uma xícara de farinha.
- Colher de sopa.
- Como?
- Colher de sopa.
- Não, não pode ser. Você tinha dito xícara de farinha.
- Ops…

Pois é, e assim eu voltei para a massa de bolacha de maisena, que não tem erro mesmo. Por que discutir com os clássicos?.
Mas pelo menos ganhei uma boa história para contar para os meus alunos quando vou ensinar a importância das unidades de medida.

2 comentários:

@LuMetal disse...

Mas foi exatamente isso que eu contei!! só usei palavras diferentes...

analu disse...

"Mal entendido" não. Mal dito...

Hahaha. Eu tinha que esplicar que a culpa não era minha...

Beijo