segunda-feira, 13 de abril de 2009

Maldita terra da garoa

Não quero mais morar em São Paulo. Agora mesmo fui ao banco. Quando saí de casa caia aquela chuvinha fina, que não incomoda, e é até agradável...

Mas, paulistana que sou, sai de casa correndo. Correndo para ir ao banco, tarefa que eu detesto e que me deixa aflita por antecipação. Tenho fobia das possibilidades de violência que essa cidade oferece.

Fujo do banco sempre que posso. E hoje, mais uma vez, saí de casa correndo. Quase não notei a presença do cego. Mas ele me percebeu.

- Me ajuda a atravessar a rua?

Parei, éramos eu e ele na calçada. Só podia estar falando comigo. Gelei. todos os noticiários da TV passaram na minha cabeça. É isso que acontece quando você tem fobia de alguma coisa: não pensa direito. E eu pensei na TV. E antes que esboçasse qualquer reação o cego já tinha grudado no meu braço.

- Me ajuda a atravessar a rua?

Pensei em dizer que ainda estávamos no meio do quarteirão, que ele não precisava segurar no meu braço com tanta força. Mas já era tarde. E na minha cabeça começava. Assalto. Batedor de carteira. E o cego andava.

- Você mora por aqui?

PCC. Sequestro relâmpago.

- Mora em prédio, é? Tem bastante prédio nessa região...

Roubo de órgãos. Estupro. Por que eu não conseguia mentir para ele? Ele continuava com as perguntas. E a esquina não chegava nunca. Chegou. Atravessamos.

- Para onde o senhor vai?
- Para a Cardoso. E você?
- Para a Turiassu. - menti. Não conseguiria dizer que ia ao banco.

Ele agradeceu, mas ameaçou subir a rua ao meu lado.

- Não, a Cardoso é para lá.

E foi assim que eu o deixei. Abandonei o cego no meio da chuva porque tive medo dele.

Quando era ele que devia ter medo de mim.

Nenhum comentário: