domingo, 21 de junho de 2009

Um dia, um gato

Desde que eu consigo lembrar vou ao cinema com a minha madrinha. Passamos por várias fases, os infantis, os juvenis e eu logo cheguei a fase preferida dela: os filmes com histórias elaboradas e personagens sofridos. Os filmes de gente grande.

Dos mais antigos, tem um que foi o mais marcante. Um dia, um gato. Acho que era esse o nome do filme. Ela se cansou de desenhos e historinhas bobas e resolveu me levar para um filme daqueles difícies de entender. Pelo menos para uma criança de oito anos. Lembro que era história de um gato, que via as pessoas em cores diferentes para cada característica, azul para inveja, vermelho para raiva e assim por diante e isso causava uma grande confusão na comunidade. Lembro bem que o filme não fez o menor sentido para mim naquela época.

Então, o filme voltou em cartaz. E lá fomos nós novamente, a minha madrinha é assim, quando ela acha que você deve gostar de alguma coisa... Não desiste. Eu tinha crescido um pouco, mas o filme continuava um mistério para a minha compreensão. Não conseguia entender como alguém poderia gostar tanto, e por tanto tempo, de uma história tão sem graça. Ainda mais alguém que nunca gostou de gatos.

Hoje, fui ao cinema com a minha madrinha mais uma vez. O filme não foi surpresa, o espanto é que agora ela cuida de um gato. "Branco, de olhos azuis." E mais uma vez fiquei confusa. Sempre me surpreendo e me encanto com as pessoas que conseguem, assim, de repente, fazer coisas tão diferentes da vida. Como, por exemplo, passar a gostar de gatos. As vezes acho que nasci sem essa capacidade.

O filme de hoje era triste, triste. Daqueles que até o choro sofre e não consegue sair. Os preferidos da minha madrinha. Eu não, gosto de filmes com final feliz. Daqueles que a gente chega a enjoar de tanta felicidade. Gosto da entorpecência que o cinema traz para a amargura da realidade. O nosso cotidiano já basta de tanta dificuldade.

Acho que a vida é uma grande desilusão com momentos de pequenas felicidades. Como ir ao cinema com a minha madrinha.

Nenhum comentário: