quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O outro lado da lua

Adorava Astronomia quando era criança e tinha a certeza absoluta, no auge dos meus doze anos, que seria astrônoma. Foi a Astronomia que me levou a Física, e no meio de tantas outras escolhas, ela acabou ficando de lado. Colecionava artigos de jornal e lia tudo que caia nas minhas mãos. E, em uma aula de ciências da 5a série, a professora diz:
- A lua só mostra uma face para a Terra.
Se eu pudesse escolher "frases que mudaram a vida" certamente essa seria uma delas. Eu achei aquilo tão incrível que não podia acreditar. E perguntei:
- Como?!
E foi então que o meu mundo caiu, a professora respondeu:
- A lua só mostra uma face para a Terra. Por isso dizemos a face oculta da lua.
- Mas a lua não gira?
- Gira.
- Então... Como pode?
A coitada da professora não estava preparada para aquela pergunta. Ela tinha decorado o roteiro direitinho: nove planetas (ops...), sabia a diferença entre translação e rotação, mas aquela pergunta ela não sabia a resposta. Claramente ficou incomodada com a minha insistência. Foi salva pelo sinal, mas sabia que não tinha acabado. Na semana seguinte, antes que eu dissesse qualquer coisa, ela me procurou:
- Perguntei para o professor de física do colegial que me explicou: é uma questão de segundos.
Eu realmente não sei se aquele papo de "professor de física" era para me assustar, ou me convencer. Mas sei que só piorou a conversar:
- Segundos?!!! Mas COMO?!
A minha relação com a professora de ciências da 5a série acabou logo ali. Ela não sabia a resposta e não devia ter entendido a explicação do "professor de física do colegial". E tinha sido formada para responder tudo e não sabia lidar com as perguntas que não tinha resposta. E disse:
- É uma questão de segundos e pronto. Agora vamos abrir o caderno e estudar o ciclo da água.

Puxa, na 5a série eu achava que não poderia aprender mais nada com ela. E da mesma forma que não sou astrônoma, estava enganada. Acho que todas as vezes que eu entro em sala, me lembro daquela aula. Ela me ensinou que podemos reconhecer nossas limitações. Ensinou que um bom professor não necessariamente sabe todas as respostas. E que a frase preferida de todos os estudantes é "por que?" E cada vez que algum aluno me pergunta: "mas como?" respiro fundo e penso naquela professora. Mesmo que a resposta esteja na ponta da língua.

Um comentário:

@LuMetal disse...

Seria tão mais fácil responder simplesmente não sei, ou vou pesquisar, ou mesmo um procure vc, né?

PS: A nerd aqui mandou até uma pesquisa pra enciclopédia (ah se o google existisse naquele tempo)!!